https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fblog.wpensar.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fcapa-relacao-entre-escola-e-familia.png&imgrefurl=https%3A%2F%2Fblog.wpensar.com.br%2Fcomunicacao-escolar%2Fimportancia-da-relacao-entre-escola-e-familia-para-o-desenvolvimento-dos-alunos%2F&tbnid=4U0REtxKKzUGIM&vet=10CD0QMyiCAWoXChMI8Mj8j-386AIVAAAAAB0AAAAAEAI..i&docid=4ldAvA7oqr4HvM&w=1140&h=380&
top of page

A Mecânica Clássica é o ramo da Física que estuda o movimento e repouso dos corpos. Pode ser subdividida em três áreas:

Cinemática: estuda os movimentos, sem preocupação com as causas que geraram o movimento. É na cinemática que são estudadas:

- as funções horárias, 

- trajetórias e deslocamentos,

- os gráficos de velocidade e tempo, 

- ultrapassagens, travessias, 

- aceleração, velocidades médias etc. 

Dinâmica: estuda as causas do movimento, ou seja, as forças que atuam no movimento. É na Dinâmica que vamos discutir as Leis de Newton, a Gravitação Universal, o conceito de Energia Mecânica etc.

A dinâmica é importante para vários profissionais da área de biologia e saúde.

 

Estática: estuda os corpos em situações de equilíbrio. Abrange o estudo do equilíbrio de corpos extensos e a hidrostática, que é o estudo dos fluidos em repouso. Também é importante para as diversas áreas da biologia e da saúde.

Observe a animação abaixo e pense em como podemos estudá-la do ponto de vista da cinemática e da dinâmica. Depois, clique nos botões para ver se você acertou.

Portanto, uma mesma situação pode ser analisada sob o ponto de vista da cinemática ou da dinâmica. As duas se complementam, e fazem parte da mecânica clássica.

bottom of page